segunda-feira, 11 de abril de 2016

Países que permitiram o cultivo da maconha

Apesar de andar lado a lado com o homem desde o início da história, a cannabis Sativa – mais conhecida como maconha – ainda é um tabu em nossa sociedade. Apesar de alguns países liberarem o uso e o cultivo da erva, ainda são impostas inúmeras restrições a quem deseja consumi-la. Neste artigo você vai conhecer alguns países que liberaram o uso e permitiram o cultivo damaconha.

Países que cultivam maconha de forma liberada

Holanda

Um dos casos mais conhecidos de liberação da droga é a Holanda. Liberada ainda na década de 70, existem algumas restrições para seu uso e cultivo. A venda só pode ser feita nos famosos "coffee shops" - local destinado à venda de drogas. Qualquer outro lugar em que seja utilizado como comércio da erva é considerado crime. O cultivo pode ser feito pelo próprio usuário desde que não ultrapasse cerca de 5 gramas.

Uruguai

O país se utilizou de uma técnica inédita no mundo para liberar a droga ao usuário: uma espécie de "estatização". Isso mesmo, lá a droga é vendida em farmácias privadas, mas controlada pelo Estado, onde é necessário que o usuário faça um registro e só possa comprar cerca de 40 gramas por mês. 

Para que não haja concorrência entre os empresários, o preço cobrado não varia em diferentes locais - custa menos de um dólar o grama.

Espanha

Talvez, uma forma de acabar com o tráfico, em relação a maconha, é não haver qualquer tipo de venda. A venda de maconha é proibida na Espanha, mas o plantio privado não. Usar a droga em local público também é proibido.

Foi pensando assim que nasceram as associações sem fins lucrativos que distribuem maconha àqueles que já são usuários habituais da erva. Para pode ser associado é necessário que o usuário tenha no mínimo 18 anos, sendo possível obter até 20 gramas semanais.

Canadá e Israel

Os dois países só permitem o uso desde que seja para fins medicinais. O Canadá foi um dos primeiros países do mundo a permitir a utilização da maconha como forma terapêutico. Mas seu comércio e utilização com fins recreativos é ilegal.

Em Israel, a droga é liberada para uso no tratamento de câncer, mal de Parkinson e estresses pós-traumáticos.

Jamaica

Para a surpresa de todos, acredito eu, na Jamaica a maconha é ilegal. Tanto seu uso, cultivo e comércio são proibidos pelo Estado. Entretanto, como não há fiscalização, a utilização é praticamente liberada. Por isso, o país já estuda um forma de descriminalizar a droga.

Ao fazer uma breve análise em relação a esses países que liberaram a Cannabis para  consumo, é interessante ver que a política utilizada não é aquela de liberar para que as pessoas se tornem viciadas - até porque as quantidades diárias disponíveis para cada pessoa são ínfimas - mas sim para que não se tenha um comércio alternativo, como no caso do tráfico.

Você pode encontrar mais informações e dicas no site Verdinha.Club, um site que tem tudo sobre maconha.



Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.